Diferença entre time-lapse e hyperlapse

O que é time-lapse – Definição

Um vídeo de time-lapse é aquele em que diversas fotografias são exibidas de forma sequencial e mostram o tempo passando de forma acelerada, sem detalhar o que ocorreu entre uma foto e a próxima.

Uma tradução livre do termo time-lapse para português é “lapso de tempo”. A palavra lapso é muito utilizada quando nos esquecemos de algo: Por exemplo, se alguém esquece o que fez ontem à tarde, podemos dizer que esta pessoa teve um lapso. O nome dessa técnica de vídeo time-lapse vem deste mesmo princípio: A câmera não está filmando o tempo todo, mas sim fotografando de tempos em tempos. É como se ela tivesse “esquecido” o que se passou entre uma foto e outra.

O que é hyperlapse – Definição

Hyperlapse nada mais é do que um vídeo de time-lapse em que a câmera é reposicionada (movimentada) por uma distância considerável ao longo do vídeo.

A câmera não precisa estar em movimento durante o vídeo inteiro para ele ser considerado hyperlapse. Em vários momentos do filme, a câmera pode ter ficado parada gravando o “velho e bom” time-lapse.

Além disso, filmes de hyperlapse às vezes misturam o filme acelerado (tipo time-lapse) com filme normal (de 24 quadros por segundo). Isto dá um efeito bem interessante no produto final: Em alguns momentos, o filme é acelerado e em outros progride normalmente.

O termo hyperlapse foi utilizado pela primeira vez publicamente há decadas atrás.